sábado, 17 de junho de 2017

Yakitori


O Yakitori é uma espetada de frango típica do Japão e considerado um dos snacks nacionais. Basicamente é uma espetada em pau de bamboo, com frango grelhado e vegetais, bastante pincelada com uma redução agridoce de açúcar, mirin (vinho doce de arroz) e molho de soja. O resultado é supreendente, e óptimo para quebrar a monotonia.


INGREDIENTES:
Peito ou Coxas de galinhas, preparadas todas de tamanho semelhante
Cogumelos Shitake
Sementes de sésamo
Molho Yakitori:
200 ml Molho de Soja de boa qualidade
150 mg de Açucar
100 ml de Mirin
Cebolinho picado
1 dente de alho
1 pouco de gengirbre fresco
1 casca de limão (ou raspa)

PREPARAÇÃO:
Colocar os ingredientes da espetada, temperar de sal e levar ao frigorífico, até estarem prontos para grelhar.
Colocar todos os ingredientes do molho yakitori numa panela, e deixar o molho reduzir 10 minutos até ficar com a textura de xarope. Reservar.
Num grelhador a carvão (de preferência um Weber), ter duas partes, uma com o carvão para a grelha directa, e outra para repousar a carne se necessário (grelha indirecta).
Quando a chama tiver forte, colocar as espetadas e selar rapidamente o frango. Depois vai-se pincelando com o molho yakitori, e virando conforme for necessário até o frango estar bem passado.  Se o carvão estiver muito forte, colocar na parte sem carvão por baixo, e ir sempre pincelando até ficar pronto. Junta-se sementes de sésamo tostadas, espreme-se umas limas por cima, e está pronto a servir.




Sem comentários: